Cadastro Médico
Imagem lateral

Matérias

Laboratório de Corrêas: Setor próprio de Biologia Molecular

Laboratório de Corrêas: Setor próprio de Biologia Molecular

      O Laboratório de Corrêas investiu em sua estrutura organizacional com a implantação do setor de Biologia Molecular logo no início da Pandemia.  Além de ser o único laboratório da região com setor próprio de Biologia Molecular, o que acelerou e facilitou o diagnóstico eficaz e de qualidade para nossa população. A amplificação dos ácidos nucleicos in vitro, através da técnica de PCR, tornou‐se uma ferramenta muito poderosa em laboratórios de diagnóstico. No entanto, é necessário controlar todas as variáveis, para que não haja comprometimento da qualidade dos resultados. Sendo assim, de acordo com a tendência universal de Garantia de Qualidade, é necessário implementar protocolos e processos de Controle de Qualidade. O exame de RT-PCR de pesquisa do coronavírus é a técnica considerada Padrão Ouro devido à sensibilidade adequada para ajudar no diagnóstico de infecção precoce. Ao criar esse setor, foi necessário o desenvolvimento de áreas específicas e dedicadas, separadas para a realização da análise, área específica para extração e amplificação. O setor de Biologia Molecular requer um alto padrão de controle de qualidade, através de processos bem definidos e alinhados, essas ações minimizam os erros e garantem maior confiança nos resultados dos testes moleculares.

       De acordo com Robson Satyro, Gerente de Qualidade do Laboratório de Corrêas, “A técnica de biologia molecular é complexa e de grande sensibilidade. Assim é fundamental a qualificação e capacitação profissional, e também uma preocupação ainda maior com a qualidade de todo o processo. Os testes de biologia molecular são analisados por dupla conferência, sendo analisados por profissionais diferentes. Fora à mão de obra especializada, investimos em equipamentos e reagentes importados de última geração”.

      Os ensaios genéticos de DNA ou RNA, do setor de Biologia Molecular para diagnóstico de doenças infecciosas, neoplásicas ou genéticas, têm sido amplamente utilizados devido ao enorme progresso da Biologia Molecular e da Biotecnologia. “São essenciais para o tratamento e qualidade de vida do doente, permitindo um diagnóstico mais preciso e precoce.” finalizou Robson. 

 

Sobre a Biologia Molecular

     A Biologia Molecular é uma metodologia que analisa todo o material genético e suas complexidades. DNA, RNA e proteínas são estudados com base nos ácidos proteicos e moléculas para o entendimento do funcionamento da vida de um organismo. Atualmente, o Padrão Ouro é a reação em cadeia da polimerase (PCR), que detecta o ácido nucleico de forma rápida, com alta sensibilidade e especificidade.

 

Fonte: Informativo Laboratório de Corrêas Nov/Dez 2021